De onde veio o macacão?

O macacão, também chamado de “jardineira” ou “calça jardineira”, é uma peça de roupa muito versátil e utilizada nos mais diversos estilos. Particularmente nas criações de moda mais recentes o macacão tem sido reinventado, tornando-se muito popular em todas as idades e sexos. No mercado pode ser encontrada uma grande variedade de macacões, desde o macacão técnico para trabalhos pesados, até ao macacão fashion, desenhado pelos mais conceituados designers de moda por todo o mundo.


Essa peça de vestuário surgiu em 1792 como roupa de trabalho, pensado para cobrir a calça e parte do torso dos trabalhadores da construção e mais tarde dos caminhos de ferro. A partir de 1891, o macacão começa a se espalhar por toda a classe trabalhadora, sendo muitas vezes distribuídos pelas fábricas empregadoras como proteção. era considerada uma peça unissex, usada por homens e mulheres. O uso por mulheres se tornou especialmente popular durante a Primeira Guerra Mundial, em 1916, período durante o qual as mulheres ocupavam grande parte dos trabalhos nas fábricas. Nos anos 30, esse se popularizou como solução prática e confortável para roupa infantil e nos anos 60 começou a utilização do macacão como artigo de moda, inicialmentecomo adaptação à prática de esqui, esporte muito popular entre os fashionistas, e depois como roupa casual e confortável. Desde então, mais e mais estilos têm sido desenvolvidos em torno desse item, transformando-o no que conhecemos hoje, com todas as cores, tamanhos e formatos.


Não existem materiais específicos para a confecção do macacão, visto que pode ser feito nos mais variados tipos de têxteis, tecidos ou malhas. No entanto, devido à sua origem, a tendência é que essa seja uma peça de roupa confortável, com corte relativamente largo e bastante adaptável às situações do dia a dia.


Voltar a pagina principal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestões, criticas assim podemos melhorar o atendimento.